Logo MDJ

Estabelecer relações e atitudes com honestidade, ética, transparência e respeito.

Experiência profissional, formação acadêmica, resiliência, proatividade e habilidade de se relacionar com pessoas são alguns dos pré-requisitos fundamentais para conquistar uma vaga no mercado. Para construir uma carreira de sucesso, entretanto, é necessário ir além: é preciso ter ética profissional, ou seja, seguir as normas, valores e padrões da sociedade e da própria organização.

Um bom ambiente de trabalho, em que há respeito e bons relacionamentos, contribui diretamente para o aumento do comprometimento entre os colaboradores e, consequentemente, para a melhoria dos resultados alcançados. Por outro lado, posturas antiéticas e um ambiente em que não há respeito, colaboração e bom senso, levam a um clima desagradável e queda de rendimento da equipe e da empresa como um todo.

Como manter uma conduta ética no trabalho

– Construa relações saudáveis com os colegas de trabalho;

– Crie um ambiente harmonioso, onde as ideias possam ser discutidas de forma positiva entre todos os envolvidos;

– Adote uma postura positiva frente aos desafios;

– Não utilize a hierarquia como benefício próprio;

– Comprometa-se com as tarefas e com a equipe;

– Contribua para o bom funcionamento das rotinas de trabalho;

– Contribua para a construção de uma imagem positiva da organização perante os seus públicos de interesse.

Código de Ética Profissional

Além das condutas éticas baseadas no bom senso comum, algumas profissões precisam seguir o Código de Ética Profissional, um documento que é criado pelos Conselhos de Representação da profissão.

O Código de Ética Profissional serve para padronizar procedimentos operacionais e condutas de comportamento, garantindo a segurança dos profissionais e da empresa. Além de estabelecer princípios ético-morais, esse documento prevê penas disciplinares aos trabalhadores que não obedecerem aos procedimentos e normas de sua área, protegendo a sociedade de injustiças e desrespeitos em qualquer esfera. Cabe aos Conselhos a função de fiscalizar o cumprimento dos Códigos de Ética.

Código de Conduta Ética Organizacional

O Código de Conduta Ética Organizacional compreende as regras internas de cada empresa, responsáveis por garantir o bom funcionamento dos processos de trabalho e o alcance dos objetivos estratégicos da organização. Em geral, quanto maior a instituição maior a necessidade de um Código de Conduta Ética Organizacional.

O principal objetivo do Código de Conduta Ética Organizacional é padronizar os procedimentos de trabalho e estabelecer regras e valores de conduta para todas as áreas. Todos os funcionários devem receber uma cópia do documento e ser orientados a cumprir as normas estabelecidas pela instituição, apesar de o seu descumprimento não implicar em penas legais.

Muitos Códigos de Conduta Ética Organizacional disponibilizam um espaço ou canal de comunicação próprio para denúncias, permitindo que os funcionários relatem fatos relacionados ao descumprimento das normas estabelecidas.

O Código de Conduta Ética Organizacional é um instrumento importante para a organização e para os colaboradores, pois é muito mais fácil desempenhar um trabalho com qualidade e competência quando se conhece as regras da empresa.

Frases inspiradoras sobre a ética profissional

– “A virtude moral é uma consequência do hábito. Nós nos tornamos os que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura.” — Aristóteles

– “Pessoas que ampliam os limites da ética são especiais e são as que fazem a diferença na empresa de hoje.” — Luíz Marins

– “O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.” — Peter Drucker

– “Toma conta de teu negócio, ou ele tomará conta de ti.” — Benjamin Franklin

 

– “As duas coisas mais importantes não aparecem no balanço de uma empresa: sua reputação e seus homens.” — Henry Ford

– “Há dois tipos de pessoas que não interessam a uma boa empresa: as que não fazem o que se manda e as que só fazem o que se manda.” — Henry Ford

 

Imagem: © Depositphotos.com / racorn

EQUIPE SBIE  Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional